Diretoria Regional de Ensino de Colinas.
PROFESSORA: Ângela Maria Rocha dos Santos.
Atividade-4-Planejando atividade com Hipertexto ou internet
PLANO DE AULA-Olimpíada de Língua Portuguesa-2010
Turma: 5º e 6º anos-Ensino Fundamental.
EIXO TEMÁTICO: O lugar onde vivo
SITUAÇÃO DIDÁTICA: Exposição de poemas em painel apresentando as diversas estruturas textuais do gênero poema.
EIXOS NORTEADORES:
- Prática de Análise Lingüística.
- Prática de Escrita e Produção de textos.
- Prática de Leitura e Escuta de Textos Orais e Escritos.
COMPETÊNCIA: Ser capaz de compreender as regularidades ,os procedimentos e os recursos do sistema lingüístico utilizados na produção de textos orais e escritos, ampliando sua capacidade discursiva nom uso público da linguagem.
HABILIDADES:
- Ler em voz alta com entonação adequada.
- Estabelecer relações entre informações textuais e intertextuais na construção de sentido do texto.
- Expressar seus sentimentos experiências e idéias.
- Identificar informações relevantes para a compreensão do gênero poema e ater-se ao tema proposto.
- Produzir textos, considerando o tema,características do gênero,organização das idéias,suporte e finalidade.
- Comparar textos poemas que apresentem estruturas diferentes ,mas aborde o mesmo Identificar os efeitos produzidos por recursos lingüísticos e gráficos na caracterização do texto analisado.
AÇÕES METODOLÓGICAS:
- Levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre poemas.
- Exposição em datashow( tema: O lugar onde vivo- Colinas do Tocantins-TO)
- Comparações de textos poemas que abordem a temática: O lugar onde vivo.
- Leitura compreensão e interpretação de um texto poema-digitado e impresso.
- Uso de slaid para a abordagem do estudo sobre o gênero:poema e linguagem literária.
- Divisão da turma em grupos de cinco alunos para a produção textual coletiva.
- Produção de poemas em grupos.
- Troca dos textos entre os grupos para a análise e correção.
- Reescrita dos textos.
- Produção de texto individual.
- Análise e reescritura dos textos.
- Seleção dos textos para a confecção e organização do livro de poemas ( banca examinadora -professores de Língua Portuguesa Arte e História)
- Confecção da capa do livro(professor de Arte,História e Língua Portuguesa)
- Momento de organização das páginas do livro(Título,Biografia dos Autores,Dedicatória,Sumário,Introdução,Conclusão e Outros)
- Edição do livro(escolher a equipe para liderar)
- Culminância do Trabalho:Confraternização para a publicação do livro(toda a comunidade escolar).
RECURSOS NECESSÁRIOS:
- Datashow;
- Internet;
- Textos escritos;
- Impressora;
- Computador;
- Cartolinas;
- Pincéis;
- Quadro-giz;
- Tintas;
- Lápis de cor;
- Colas;
- E outros.
CONTEÚDOS:
- Gênero Textual: Poemas/Poesia.
- Linguagem Literária /Poética
- Figuras de Linguagem
- Denotação e Conotação
- Temática: O lugar onde vivo(histórico,cultura,paisagem,etc)
- Acentuação Gráfica
- Pontuação
- Ortografia
- Coerência e Coesão Textual
- Recursos Lingüísticos utilizados pelos autores nos textos poéticos.
AVALIAÇÃO: Durante a realização das ações será observado se os alunos desenvolvem as habilidades de leitura,análise lingüística e produção do gênero textual:poemas.
BIBLIOGRAFIA:
- Referencial Curricular-Lingua Portuguesa-2009.
- Caderno de Teoria e Prática-Programa Gesta II-Língua Portuguesa
- AAA-Gestar II-Língua Portuguesa
- Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário