quarta-feira, 26 de maio de 2010

Hipertexto

Unidade 2 – Atividade 1
O que é hipertexto?
O termo Hipertexto foi criado em 1960 por Theodore Nelson com a visão de exprimir a idéia de escrita e leitura, não linear ,mas sim, multilinear.Ressalta-se que significa usar as diversas possibilidades de se trabalhar leituras e escritas numa visão interdisciplinar e intertextual com o objetivo de facilitar a aprendizagem aos cursistas dos cursos à distância e também dos diversos usuários da tecnologia.Podemos afirmar que o conceito de Hipertexto é: Conjunto de possibilidades de uso integrado dos diversos conhecimentos ,de forma informatizada que se tornam metodologias inovadoras e possíveis a serem utilizadas nas produções e nas leituras como meios de expressão e de comunicação.É uma metodologia que oportuniza aos cursistas e usuários da informática a trabalhar com sons,imagens,texto vídeo,foto e animação.
Hipertexto, nada mais é do que as várias maneiras de pesquisa ,leituras e produções que são apresentadas aos estudiosos e usuários da informática como apoio e recurso de aprendizagem , possibilitando a aquisição do conhecimento nas diversas áreas e conquistando uma aprendizagem interdisciplinar,contextualizada e ampla.
Vale ressaltar que trabalhar com a tecnologia é de fundamental importância pois facilita a aprendizagem uma vez que este sistema de apoio torna-se completo,amplo e ccctttmultilinear.Este é o papel principal do hipertexto,oportunizar,facilitar,apoiar e direcionar de forma direta ou indireta o desenvolvimento das ações praticadas pelos
usuários da tecnologia da informática.
Como experiência pessoal posso apontar que não tive dificuldades ao navegar, pois o sistema de navegação já possibilita os diversos ícones que eu posso utilizar., Para mim foi gratificante e aprendi muito. Por isso, posso afirmar que ter a informática como ferramenta de trabalho é algo inovador ,pois apesar de ter pouco domínio tecnológico,aponto-a como relevante instrumento no processo de ensino e aprendizagem.

3 comentários:

  1. Olá colega, percebo que a maior dificuldade em relação a navegação na internet, é a consciência dos alunos em não fugir do objetivo pedagógico da aula, pois diante de tantos links e uma profunda curiosidade típica humana, pode perder o sentido dessa valiosa ferramenta de aprendizagem.

    Até, Julianne

    ResponderExcluir
  2. Quero enfatizar sua fala em relação do papel principal do hipertexto em oportunizar, facilitar, toda aprendizagem, pude perceber a grande importancia da tecnologia para o aprendizado e para o ensino. Os alunos conseguem absorver os conteúdos de maneira descontraída e completa, saindo da rotina da sala de aula, passando a interagir com outras fontes de conhecimentos. Parabéns
    Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ângela, como é bom demonstrar que navegar na Internet e saber quais os ícones que podemos utilizar para inovar nossos conhecimentos mesmo tendo pouco domínio tecnológico. Eu também estou me sentindo mais confiante e aprendendo cada dia mais com este curso. Melhorou também nossa interação interpessoal.
    Abraços,
    Adelita.

    ResponderExcluir